Decorreram nos dias 3, 6 e 7 de junho as primeiras sessões de Educação Patrimonial do “Ilhas e Encantamentos” de São Tomé e Príncipe, abrangendo um total de 24 formandos de ambas as ilhas. Realizada no Centro Cultural Português – São Tomé e Príncipe com transmissão em videoconferência para o Príncipe, a formação envolveu um conjunto de docentes que haviam concluído com êxito o Curso de Pedagogia e Didática da Literatura Infantojuvenil, promovido pelo PROCULTURA no arquipélago entre 2020 e 2021.
Articulado em sintonia com a Direção-Geral do Ensino Básico, o programa formativo foi assegurado pelas Professoras Fernanda Pontífice, Sara Marques Pereira e Renata Monteiro Marques, tendo contado ainda com a participação online, na primeira sessão, do Professor Miguel Gullander. A sessão de abertura contou com a presença da Adida da Cooperação Portuguesa em São Tomé e Príncipe, Dr.ª Paula Pereira, do Diretor-Geral de Cultura, que desempenha também interinamente o cargo de Diretor da Casa da Cultura, Dr. Guilherme de Carvalho; e da responsável local pela gestão e implementação do Procultura, Dr.ª Ana Ferreira. Já o encerramento e a entrega de Certificados, foram garantidos pelo representante da Associação Marquês de Valle Flôr nas ilhas, Dr. António Lima.
Esta formação, que permitiu selecionar os elementos patrimoniais distintivos que serão mobilizados nas temáticas dos livros a editar no âmbito do projeto, constituiu o primeiro passo de um trabalho contínuo que se estenderá, ao longo do próximo ano letivo e com diferentes estratégias de abordagem, aos alunos e professores do Ensino Básico.
O projeto Ilhas e Encantamentos é apoiado pelo PROCULTURA – promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor Leste, ação do Palop-TL e a UE e financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P.