Sobre o projeto
Ilhas e
Encantamentos
Reforço do setor da literatura infantojuvenil e de emprego cultural criativo
O projeto “Ilhas e Encantamentos” abrange quatro países com a marca da insularidade – Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – e tem como objetivo principal resgatar a riqueza e o poder criativo do património para:
– produzir 12 títulos (3 em cada território), tendo por base o património local;
– criar/dinamizar, em cada um dos territórios envolvidos, uma “Casas dos Contos / Hub das Artes’, como exemplo prático de indústria criativa, com disseminação quer de livros, audiolivros, teatros de fantoches ou instrumentos musicais, com o cruzamento de dinâmicas criativas como o teatro, a música e o artesanato;
– produzir 1 kit pedagógico de apoio a dinâmicas do livro e da leitura
A criação dos 3 produtos anteriores tem subjacente a implementação de dinâmicas criativas e culturais que permitem a revitalização do património e do saber fazer, condutoras de novas formas de rendimento para as comunidades locais.
Implementado pela Associação Marquês de Valle Flôr em estreita parceria com organizações detentoras de experiência no terreno e no setor em cada um destes territórios – Associação Sphaera Mundi de Cabo Verde; Cooperativa Artissal na Guiné-Bissau; Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique; Casa da Cultura de São Tomé e Príncipe; e Instituto Marquês de Valle Flôr – o projeto “Ilhas e Encantamentos” norteia a sua intervenção em torno de quatro objetivos principais:
1 contribuir para a criação de emprego sustentável através da produção, publicação e divulgação/comercialização de literatura para a infância e juventude;
2 promover a edição de literatura infantojuvenil de base territorial, com a publicação de um total de 12 livros (3 por cada país, com posterior distribuição da coleção por todos eles);
3 alavancar a valorização patrimonial dos elementos distintivos de cada país, mobilizáveis nas temáticas a privilegiar em cada um dos títulos;
4 e incentivar os hábitos de leitura em idade precoce, designadamente através da utilização da literatura como recurso de ensino/aprendizagem.
Todo o trabalho no terreno tem subjacente um conjunto de ações de capacitação das comunidades e de valorização do património local.
Sphaera Mundi (Cabo Verde)
cv@ilhasencantamentos.org
Artissal (Guiné-Bissau)
gb@ilhasencantamentos.org
Gabinete De Conservação da Ilha de Moçambique – GACIM (Moçambique)
mz@ilhasencantamentos.org
Casa da Cultura – Ministério do Turismo e Cultura (São Tomé e Príncipe)
stp@ilhasencantamentos.org
O projeto “Ilhas e Encantamentos” é apoiado pelo PROCULTURA , promoção do emprego e Actividades geradoras de rendimento no setor cultural dos PALOP e Timor-Leste, ação do programa PALOP–TL e UE, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P.
Esta página foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.
Este site foi produzido com cofinanciamento do Camões, I.P. Os conteúdos são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Nem o Camões, I.P, nem qualquer pessoa agindo em seu nome é responsável pela utilização que possa ser dada às informações contidas na presente publicação. O seu conteúdo não implica a expressão de opinião do Camões, I.P ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A referência a ações, produtos, ferramentas ou serviços específicos não implica que estes sejam apoiados ou recomendados pelo Camões, I.P. ou que lhes seja atribuída qualquer preferência relativamente a outros não são mencionados.