Procurar
Close this search box.

Formação Educação Patrimonial – Artesanato

Decorreu de 13 a 17 de junho de 2022, na Ilha do Maio, a 1º sessão da formação “Educação Patrimonial”, inscrita no projeto Ilhas e Encantamentos. Esta formação recuperou conceitos e práticas no âmbito do património (material, imaterial e natural), assim como as estratégias de trabalho de formações anteriores, do projeto “Inspira-te Património Criativo”, desenvolvido numa colaboração da Sphaera Mundi, com o IMVF, na Ilha do Maio.

Foram 10h e 11 mulheres a recuperar estórias, memórias e traços identificativos do património local – o mar serviu de inspiração e as trocas entre o Maio e Santiago estiveram presentes nas estórias de infância.

O património identificado tomou conta de 25h de trabalho intenso com a Helena Mendes “Lena” (artesã Certificada pelo Centro Nacional de Artesanato, Artes e Design de Cabo Verde) e as 10 artesãs do Centro de Artesanato da Calheta: construir moldes, medir, coser, colocar a inspiração, dedicação e conhecimento para produzir o mar, os corais, as estrelas-do-mar, polvos, peixes, tartarugas e baleias – que farão a doçura futura na “Casa dos Contos”.

A ligar este património…as gentes! Fizeram-se os primeiros ensaios e moldes para fantoches que serão a voz das salineiras, pescadores, peixeiras e muito mais, quem sabe!

Ao por do sol do dia 15 de junho a Biblioteca Municipal da Vila de Porto Inglês abriu portas para um encontro de trabalho: 2h de apresentação, troca de ideias, debate com professores, Delegada Escolar e técnicos do projeto Maio 2020 -25.

O projeto “Ilhas e Encantamentos” é apoiado pelo PROCULTURA , promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no setor cultural dos PALOP e Timor-Leste, ação do programa Palop- TL e UE, financiado pela União europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P.

Tags:

plugins premium WordPress