E a recolha de estórias e ilustrações para o segundo titulo da coleção Ilhas e Encantamentos em Cabo Verde, continua por terras Maenses.
O mês de julho começou com o encontro com o grupo de senhoras da Calheta.
Foi no Centro de artesanato da Calheta que reunimos com as artesãs para inventariar os personagens já costurados e recolher estórias da localidade.
Neste encontro podemos ficar a saber mais da prática antiga de Serenata através das palavras doces e calmas da Silvia. Explicou-nos também como era feita a venda do peixe nos tempos antigos e deu-nos a conhecer um acontecimento inédito da localidade.
Falando da pesca, ficámos a conhecer a história da “nha Mulata” uma mulher pescadora muito admirada, pala voz da Fatinha.
A Isilda falou daquilo que melhor sabe, enquanto fazedora de queijo e manteiga feitos de forma tradicional e das cachupas de chacina feitas em tempos antigos.
O Michele partilhou as vivencias da sua localidade e o que para ele é o património do lugar.
A Maria Leocádia e a Lina, sendo batucadeiras da Ilha do Maio, explicaram a importância desta prática enquanto expressão da cultura de Cabo Verde.
Um momento de troca de conhecimento, criatividade e convívio muito bom.
O projeto “Ilhas e Encantamentos” é apoiado pelo PROCULTURA promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no setor cultural dos PALOP e Timor-Leste, ação do programa Palop-TL e a UE, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P.